18 março 2012

universidade


Eu ando há cinco dias a tentar dar forma final a este post, mas acabo sempre por adiar, talvez para conter a indignação. Este post vem no seguimento de outro que escrevi no início da semana (este). Para acabar com o mal-estar, decidi publicá-lo tal como está, bem ou mal:
A democracia conduziu a que os partidos políticos e os seus agentes - os políticos partidários - se infiltrassem em todas as instituições da sociedade, desde a maior - o Estado - até à mais pequena - a família - passando por todas as instituições intermédias, como os hospitais, as misericórdias, as universidades. Mas se há instituição onde eu ressinto profundamente a sua intromissão, instituição onde eu estaria pronto a fazer aquilo que Cristo fez aos vendilhões do Templo, e expulsar de lá todos os políticos partidários, essa é, sem dúvida, a universidade.
A palavra universidade tem origem no latim universitate que significa "universalidade, totalidade, conjunto; corpo, companhia, corporação, comunidade". As primeiras universidades foram fundadas no século XII pela Igreja Católica (a Universidade de Coimbra fundada em 1291 é uma das dez mais antigas da Europa) e a origem mais remota da instituição remonta à Academia de Platão.
A palavra universidade tem a mesma origem daquela que dá o nome à Igreja (católica, que significa universal) e apela à ideia de universal. Duas questões são então devidas. Primeira, o que é que procuravam esses homens com espírito de corpo, companhia, corporação ou comunidade que se reuniam na universidade? Segunda, e o que é que havia de universal na sua procura?
A resposta a ambas as questões é a Verdade. Os primeiros universitários formavam uma comunidade porque tinham em comum a procura da Verdade. E a Verdade que eles procuravam era universal. Numa linguagem mais actual, dir-se-ia que a verdade, sendo universal, é democrática, não no sentido de ser decidida pela maioria, mas no sentido de estar acessível a todos os que a queiram procurar. Dando mais um passo na interpretação da palavra, universitate deriva de universum, que literalmente quer dizer “tornado um ou transformado em um”, pois se forma de unus, “um”, mais versus, o particípio passado do verbo vertere,”transformar, mudar converter, tornar".
Procurar a Verdade, que é una - esta é a função original da universidade.
E o que é que os partidos políticos, e os políticos partidários, andam a fazer na Universidade? Como o seu próprio nome indica, os partidos e os políticos partidários andam a partir, a partir aquilo que é uno, a partir a Verdade. Eles andam a destruir a ideia mesma de Universidade. Os políticos partidários não têm lugar na universidade, mais do que os vendilhões têm no Templo.

Sem comentários: